[cws-row cols=2 id=”cols2″][col span=6][cws-widget type=text title=””] [rev_slider alias=”enriquecimento-ambiental”] [/cws-widget][/col][col span=6][cws-widget type=text title=””]

Enriquecimento Ambiental é a criação de um ambiente dinâmico, complexo e interativo que proporcione “desafios físicos e mentais” similares aos da natureza para os animais.

 

Proporciona melhoria da qualidade de vida dos animais, pois há oportunidade de escolhas pelos animais, consequentemente, expressão de variados comportamentos mesmo num ambiente artificial.

 

O enriquecimento ambiental surgiu nos anos de 1920, porém começou a ser difundido e fortemente aplicado a partir da década de 70 em zoológicos. Nas últimas duas décadas foram introduzidas técnicas de enriquecimento ambiental inclusive nos locais de produção animal, como avicultura, suinocultura, bovinocultura e outras. Recentemente, algumas técnicas estão sendo aplicadas para os animais de companhia, notadamente cães e gatos, mas também, pássaros e répteis.

 

[/cws-widget][/col][/cws-row][cws-row cols=1][col span=12][cws-widget type=text title=””]

O crescimento no número de animais de companhia entre uma população urbana em cidades cada vez mais verticalizadas, isto é, edifícios residenciais ao invés de casas, traz um grande desafio na criação ao bem estar dos animais. Nesse sentido, é visível o crescimento de especialistas em comportamento animal com atendimento desde clínicos até de condicionamento. É comum ouvirmos animais com automutilação (arrancamento de pelos ou penas), hipersexualidade, comportamento estereotipado (lambeduras excessivas, coceiras, andares repetidos, corridas em círculo apontadas como “correr atrás do próprio rabo”, etc.), latidos e/ou uivos e/ou miados chorosos por saída dos proprietários, agressividade, destruição de móveis, etc.

 

Realmente, as condições de espaço não são favoráveis a um gato e muito menos a um cão na maioria dos apartamentos.

 

Uma das soluções é o enriquecimento ambiental.

 

Na prática, o enriquecimento ambiental consiste na introdução de variações criativas, originais e simples nos ambientes que vivem os animais. Existem cinco tipos de enriquecimento: alimentar, sensorial, físico, cognitivo e social. A Ambiente Pet estuda seu ambiente, seu estilo de vida e o comportamento do seu animal para oferecer várias técnicas e objetos adequados ao bem estar do seu animal.

[/cws-widget][/col][/cws-row]